A Saúde do município do Crato dá continuidade nesta semana a campanha Crato Rosa nos postos de saúde do Município com o intuito de contribuir com a luta contra o câncer de mama e do colo do útero.

A Secretaria de Saúde do Crato juntamente com a Coordenação do Programa Saúde da Mulher, convida as mulheres cratenses a procurarem a unidade de saúde mais próxima de sua residência pra realizarem os exames preventivos de câncer de colo de útero e de mama.

Esse mês, algumas unidades de saúde estarão disponibilizando também atendimento noturno, bem como diversas ações de informações, educação, e cuidados preventivos.

Veja a programação dos postos de saúde na campanha Crato Rosa:

* Haverá Intensificação do exame clínico das mamas e de prevenção de câncer ginecológico durante o dia nas Unidades Básicas de Saúde da Família e realização de exames durante a noite (a partir das 18 horas) no Posto da Grota-CEMEAR e nas unidades: CEMIC – segundas, terças e quartas; no SÃO MIGUEL- segundas e terças; CICA – terças e quintas; VILA ALTA- quartas e quintas; FÁBIO PINHEIRO ESMERALDO- terças e quartas; MURITI I e II- segundas, terças e quintas; POSTO DA GROTA (CEMEAR) – todos os dias, à noite; PARQUE GRANJEIRO – quartas; GRENDENE- segundas (manhã e noite), terças (manhã e noite), quartas (só à noite); BELMONTE- quintas; PONTA DA SERRA II e IV- quartas-feiras.

*O Crato Rosa também estará realizando atividades odontológicas preventivas nas Unidades Básicas de Saúde da Família, durante todo o mês;

*Também estará ofertando Teste rápido de sífilis e dos exames HIV/VDRL e consultas diárias à noite, com médico-ginecologista e mastologista, no Centro de Especialidades CEMEAR (Posto da Grota).

*Ampliação dos exames de mamografia de rastreamento nas mulheres acima de 40 anos, principalmente na faixa de 50 a 69 anos.;

*Realização de atividades educativas pelo NASF, coordenação do tabagismo nas Unidades de Saúde da Família, durante todo o mês de Outubro.